Pokémon ou Pocket Monsters (ポケットモンスター Poketto Monsutā?, literalmente, "monstros de bolso") é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red eBlue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1997.
Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajirie seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 15ª temporada – e 14 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003[3] e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo,[4] o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo[5] e também de todo o mundo,[6] ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.
A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Wasabi. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão[7][8] já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entrevideogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.
Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um "anime", que marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90e também proporcionou[3] a vinda de outros animes. Com mais de 700 episódios exibidos no Japão,[9] o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park.[10] No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário